terça-feira, 14 de maio de 2013

Não me sinto menos Mulher


Angelina Jolie sujeitou-se a duas mastectomias preventivas. Tudo para diminuir a grande probabilidade que tinha de poder vir a ter um cancro da mama, o pesadelo de muitas mulheres. Pesadelo este que além de destruir uma Mulher destrói toda uma família feliz, incluindo a dela.

"Quis escrever para dizer a outras mulheres que a decisão de fazer uma mastectomia não foi fácil mas estou muito feliz por tê-la tomado. As minhas probabilidades de vir a desenvolver cancro da mama desceram de 87% para menos de 5%. Posso dizer aos meus filhos que não precisam de ter medo de me perder por causa do cancro da mama."

Desde sempre que olho para esta Mulher (sim, escrevo com M grande porque uma Mulher como ela só pode ser descrita assim) como um exemplo. Não só como actriz, como mãe, como lutadora, como voluntária, como fundadora de uma instituição mas como pessoa. Infelizmente são poucas as pessoas que fazem o que ela faz. Infelizmente são muitas as que têm tanto ou mais dinheiro que ela e que o guardam para si, guardam para levarem com eles para o caixão. Guardam para si e para os seus. Guardam para alimentar os seus vícios as suas pancas e as suas futilidades. Com isto não quero dizer que ela não o faz. É Humana e provavelmente gosta de ter as suas centenas de Chanel, os seus Gucci e os seus Louboutin. E contra isto nada, o dinheiro é dela, é ganho com o trabalho dela, com o seu suor (que mesmo que pouco, é dela) e com a sua força de vontade. Da mesma forma que ninguém pode dizer nada aos outros tantos que SÓ gastam em futilidades. Mas ao menos podemos distinguir aqueles que têm dos que não têm coração. Daqueles que dão alguma coisa ao Mundo, daqueles que além de notícias não dão nada.
Quando alguém cria uma fundação, a fundação Jolie-Pitt, que ainda no outro dia doou 340 mil dólares a uma organização humanitária visando ajudar a expandir os serviços médicos para mães e crianças que estavam desabrigados na Somália, não pode ser uma pessoa sem coração. Quando alguém prefere ter uma casa com miúdos que até então não sabiam o que era uma casa, uma família, uma refeição ou simplesmente afecto, não pode ser uma pessoa sem coração. Quando alguém vende as primeiras fotografias dos primeiros filhos e não guarda o dinheiro dessa venda para si, mas doa sim (uma módica quantia de 14 milhões de euros) para causas humanitárias não pode ser gente com mau coração. Quando alguém prefere umas férias no Vietname ou no Cambodja para poder acompanhar e ajudar crianças e mães em péssimas condições de vida, não pode ser alguém sem coração.
É em pessoas como ela que vejo exemplos. E é uma pessoa assim que deve ser relembrada todos os dias por cada um de nós. E eu sei que apesar de haver muito boa gente que faz tanto ou mais que ela, também há muito má gente que não faz 1/1000 do que ela faz. Porque tivesse eu o dinheiro dela e tentaria fazer tal e qual o que ela faz (já com o pouco que tenho, tento de qualquer forma ajudar os outros, quanto mais se tivesse os milhões que ela vai tendo).
É das personalidades que mais admiro, é uma das mulheres que mais admiro. E cada notícia destas que sai dela, é um orgulho. Não me interessa se qualquer mulher faria o que ela fez, não me interessa se ela o tinha que fazer. Interessa sim que o fez, e mais uma vez surpreendeu o Mundo. Mais uma vez mostrou a sua raça e deu mais um exemplo a muitas Mulheres. 


Fotografias retiradas daqui.






Sem comentários:

Enviar um comentário