segunda-feira, 22 de julho de 2013

mestrados e coisas assim


A conversa de hoje foi de futuro. Como de costume, fomos tomar o nosso café (que de café tem pouco, tendo mais de gelados, crepes e sumos!!) e a conversa foi parar, invariavelmente ao nosso futuro. O meu, ainda está longe. Tenho mais três anos de curso (se tudo correr pelo melhor) já com mestrado integrado e talvez me veja a fazer erasmus no último ano. Mas até lá ainda muita coisa muda. O meu namorado tem mais dois anos de curso, também com mestrado integrado. Se vamos fazer Erasmus não sabemos, mas provavelmente para termos o estilo que vida que achamos que merecemos vamos ter que ir para fora. Inglaterra? França? Estados Unidos? Japão? Ninguém sabe. Quando formos, logo vemos!
Mas os meus babys estão a acabar. A minha melhor amiga vai começar o mestrado agora em Setembro. Faz o primeiro ano do mestrado em Braga e o último ano faz em Erasmus, não sabe onde. Está em Engenharia Biomédica e, tal como em muitos outros cursos (mas em especial no dela onde só os bons têm trabalho!) , tem que procurar inovar o curriculum e tentar chamar a atenção para cativar. O namorado dela acabou este ano Economia. É inteligente, muito inteligente até. Por algum motivo foi convidado para trabalhar em Lisboa numa muito conceituada empresa de consultorias mesmo antes de terminar o curso. Sem mestrado, sem nada. Só mesmo uma licenciatura e uma cabeça do c*. Como não preciso de descrever, o seu primeiro ordenado e respectivo prémio é reflexo do seu esforço e da sua esperteza/inteligência, e, como é de imaginar também, longe do que algum dia pensou receber no seu primeiro mês de trabalho. Mas merece-o. Merece mesmo. A minha outra melhor amiga está em Direito. Está no terceiro ano e termina a licenciatura para o ano. Depois segue para Lisboa para fazer mestrado na Católica ou na Nova. E ela que é daquelas pessoas que cativa enquanto fala, que tem sempre razão (mesmo quando não a tem, Direito, estão a ver?) que cresceu imenso enquanto estudante depois de se ter cativado com o curso que inocentemente escolheu, também precisa de ir para fora ara lutar por um futuro. 
E agora uma pessoa pensa: Porra, eles estão a ir-se todos embora. Ele vai em Setembro e elas no próximo ano. Estão a ficar crescidos... 
E depois apercebo-me que todos temos a mesma idade (com diferença de meses claro) mas que entrar no mundo de trabalho nos leva a juventude e nos traz a responsabilidade. É isso que penso ao olhar para eles e os ouvir falar dos seus projectos. Só me resta esperar que o meu ano de finalista chegue para poder projectar o meu futuro. Com eles ao meu lado claro (super lamechas, blhac!)

Ahh, e é de salientar que no próximo ano já tenho casa em Lisboa, a casa dele claro, e que no ano a seguir já tenho duas (a dele e dela!). E com sorte, vou passar umas semanas for enquanto ela estiver em Erasmus. Afinal, isto também traz coisas boas para as amizades! 





2 comentários:

  1. Eu, sinceramente, vejo-me a pensar no mesmo. Mas por motivos diferentes: sinto-me deslocada no curso que estou, à dois anos. Se agora começar num novo, tenho amigos quase a acabar, e eu a começar. Algo estranho... mas talvez não seja assim mau. Prolongar a nossa vida semi irresponsável. Vamos lá ver. Boa sorte. *

    ResponderEliminar
  2. Se não gostas muda. Pensa que é nisso (que supostamente) vais trabalhar o resto da vida. E para a vida te sorrir precisas de estar feliz, precisas de gostar do que fazes! Ainda vais muito a tempo :)

    ResponderEliminar